Páginas

Para Dores de Campos 30/10/11





  Olá galera!
Mais um Domingo de pedalada forte com a galera do Pedal na Estrada SJdR.
Desta vez fomos para Dores de Campos. Saímos de São João del Rei às 8:00h da manhã sentido Tiradentes, mas desta vez não seguimos o caminho tradicional passando pela estrada velha, nós fomos pela linha do trem. Foi um percurso tranquilo até Tiradentes, pois, pela linha só pegamos reta e a trilha que segue paralela aos trilhos está muito boa.

Galera reunida com a Serra de São José ao fundo. 
A partir da esquerda: Marcinho "Úfu", Wanderson, Jean "Trabajo", Cassia, Alexandre e Marcus. Foto: Fabio

Hora de atravessar o pontilhão sobre o Córrego do Elvas próximo a Tiradentes. O perigo aqui é dar de cara com o trem bem no meio do pontilhão.

Parada à beira da linha para recuperar as energias e reidratar.

Seguindo para Prados logo depois de Tiradentes passando pelo local chamado Caixa d'água da Esperança. Por essa estrada passavam os trilhos da EFOM entre Tiradentes e Prados.

"Logo depois da curva, ta pertinho!!!"

Mentirinhas contadas por ciclistas: 

1- Você aguenta
2- A trilha é leve
3- O pedal vai ser light
4- Subidinha
5- Ritmo ligth
6- Daqui pra frente é só descida
7- Tá chegando...
8- Depois daquele morro acaba a subida
9- Não tem areião não. Choveu e o terreno está uma blz.
10- Eu sei o caminho...
11-Tem um visual lindo depois, vale a pena.
12- Tem só um riozinho no meio.
13- Até o "fulano" foi...
14- É aqui pertinho!!!
15- Fica calmo qualquer coisa eu te espero.
16) Nem precisa levar o farol, a gente chega cedo.
Texto retirado do site: http://www.amigosdebike.com.br




Depois de algumas "mentirinhas" chegamos próximo a Prados, na antiga estação de Pinheiro Chagas por onde passavam os trilhos da EFOM. Ela está ai desde 1880.


É lamentável o estado em que se encontra. Em todos os pedais do grupo sempre vemos esse tipo de abandono com o patrimônio da nossa região.

Além do abandono o tempo e o vandalismo têm sido severos com a memória da nossa região.

Era assim quando o trem passava por aqui. Esta imagem parece ser foto da foto feita por uma câmera digital e não escaneada, da pra ver pela data impressa ali óh! 
Foto: Robertoprados- Panoramio


Vida de biker é assim, só alegria e diversão!
Quase lá. Daqui para Dores de Campos restam aproximadamente 6Km, haja alegria e disposição!

Chegando em Dores a primeira coisa foi procurar um lanche. Contando com as paradas pela estrada para fotografar e conversar fiado, chegamos lá por volta de 12:00hs. Paramos as bikes em formação em frente à lanchonete só pra tirar uma onda!!!

Esta é a igreja Matriz de Nossa Sra. das Dores no centro de Dores de Campos.

Igreja Matriz vista da pracinha. 

Hora do lanche. Quando adentramos a lanchonete já fomos assustando todos que lá estavam. Nós simplesmente esvaziamos a estufa de salgados e foi aquela falação, como todo bom ciclista quando chega ao seu destino, satisfeitos e com o ego nas nuvens.

Momento criança. A propósito, será criada uma página do blog dedicada aos momentos lúdicos da turma. Pergunta: Quais serão os estreantes da página?

Hora do acerto, é nota pra cá, moeda pra lá e no final ninguém sabe mais quanto deu pra pagar. Agente ganha pouco, mas, diverte muito!!!

Retorno a São joão del Rei.
Voltamos pela estrada do Bichinho (Vitoriano Veloso) e passamos, logo depois, pela "Trilha da Viúva" onde acontecem os campeonatos da região como o X-Terra ocorrido no dia 23 passado.

Estradão entre Dores de Campos, Prados e Bichinho.


Esta foi a única foto que pode ser tirada na Trilha da Viúva entre o Bichinho e Tiradentes. O restante da trilha estava péssimo, pois choveu no dia da corrida e alguns pontos ainda estavam puro barro. Haverá uma outra oportunidade de detalharmos melhor este percurso.

Ficamos por aqui e agradecemos sua visita!!! Um abração do Pedal na Estrada SJdR e ótimas pedaladas!!!
Não deixe de visitar também: www.suricatenatrilha.blogspot.com



Morro Grande

Região Sul de São João del Rei

Esta trilha, na verdade, segue a estrada que liga São João del Rei a Madre de Deus de Minas e Piedade do Rio Grande suas ramificações levam a lugares com paisagens sem igual além de outros lugarejos tais como São Miguel do Cajuru, Morro Grande, Emboabas, dentre outros.

Apesar da paisagem um tanto árida, ninguém diz que, por trás destes morros, escondem paisagens e cachoeiras exuberantes.

A comunidade do Morro Grande é pequena, porém o lugar é muito conhecido na região. A plantação de eucaliptos é muito praticada por estas bandas deixando alguns trechos da estrada sombrios e ao mesmo tempo frescos e aconchegantes.


Parece até cenário de filmes de suspense. 



Esta é a igreja da comunidade do Morro Grande.

Poeirão...período de seca em pleno mês de Outubro. Em períodos mais amenos a paisagem fica mais verde deixando o passeio mais agradável.

Voltando para São João del Rei

Olha a galera do Pedal na Estrada SJdR voltando, todos felizes com mais um pedalzão pelos arredóres da cidade.
Sem mais para hoje, um abraço e obrigado pela visita ao nosso blog. Interessados em conhecer nossa região, entrem em contato conosco, teremos o maior prazer em recebê- los. Tragam suas bikes e Pedal na Estrada!!!










Pedal para Penedo e Glória

Olá a todos. Glória e Penedo são distritos pertencentes à cidade de Ritápolis ao norte de São João del Rei.

Galera do Pedal na Estrada reunida na pracinha de Ritápolis. A partir
da esquerda: Márcio, Wanderson, Jean e Marquinhos, o Fabio está batendo a foto...rsrsrsr


                           Paisagem árida e o brilho da água brotando da serra



Igreja em Penedo.



Vista de cima do adro da igreja. Estes lugarejos de nossa região são sempre rodeados de muito verde, o que faz com que todos os pedais sejam muito agradáveis.


Ponte entre o Glória e Penedo. Está sobre o ribeirão Santo Antônio que corta a região desaguando no Rio das Mortes.

Pose para foto. Esta é uma das fotos que mais gostamos!


Até a próxima! Não deixe de comentar e se quiser conhecer nossa região para um pedalzinho de leve entre em contato com agente. Abraço a todos.




Cachoeira do 14- 31/07/2011

A Cachoeira do 14 é muito conhecida na nossa região. Dizem que o nome é devido a distância que ela fica da cidade que é de 14Km.
Logo no início do caminho nos deparamos com uma cascavel que se refrescava num córrego que corta a trilha.


Por estas bandas a paisagem surpreende. Quando menos se espera, em meio a morros e o estradão de terra, surgem lindas paisagens que fazem com que qualquer um pare por uns minutos para apreciá- la.




Nessa época do ano a paisagem, a pesar de muito seca, ainda tem seu charme.


Descidão quase chegando na cachoeira.


Travessia do córrego logo antes de chegar. Daqui já da pra ouvir o barulho da água. A cachoeira do 14 na verdade não é muito alta. Ela é formada por um desnivel em seu curso em forma de um escorregador onde a galera se diverte.


Por causa da seca o nível da água está baixo. Em épocas quentes este lugar fica lotado de banhistas. Pena que a conscientização é muito lenta. Alguns deixam seu lixo para trás sujando a paisagem e correndo o risco de até mesmo contaminar a água.



Olha a galera ai! Um abraço e obrigado pela sua visita. Fique a vontade para comentar. Até a próxima!!!